janeiro 12, 2007

Faleceu o antigo Ditador Pinochet

No dia 10 de Dezembro pelas 14h15 locais 17h15 em Lisboa, parou de bater o coração de Augusto Pinochet, faleceu então aos 91 anos de idade, no Hospital Militar onde o ex-ditador Chileno se encontrava internado sofrendo um enfarte do miocárdio, agravado por complicações pulmonares e problemas cardiovasculares.
Augusto José Ramón Pinochet Ugarte nascido a 25 de Novembro de 1915 em Valparaíso no Chile, era filho de um militar de origens francesas. Aos 18 anos de idade Augusto Pinochet entra na escola militar, aplicado e inteligente ele gradou-se em 1937, onde passados mais dois anos é eleito oficial de Infantaria. Em 1940 casa-se com Lucía Hiriart Rodríguez com quem tem cinco filhos.
Augusto Pinochet em 1953, graduado Major, foi enviado para o regimento “Rancagua” em Arica no Chile, para ser professor da Academia de Guerra retornando mais tarde a Santiago para assumir o seu posto. Em 1956 foi distinto para uma missão militar em pareceria com a Academia de Guerra do Equador, onde permaneceu cerca de três anos em Quito, aproveitando este período para estudar geopolítica e geografia militar. Augusto Pinochet nunca ficando satisfeito, foi nomeado em 1968 chefe da 2ª Divisão do Exército em Santiago, no final desse mesmo ano fora novamente promovido desta feita a brigadeiro-general e comandante-chefe da 6ª Divisão, em Iquique no Chile. Três anos mais tarde, em Janeiro de 1971, foi promovido a general de divisão e nomeado comandante-general do Exército Garrison de Santiago, após um ano torna novamente a ser promovido mas como General-Chefe do Exército.
Com este último cargo, poderes a Augusto Pinochet não faltavam, foi então que ele num golpe militar, o conhecido Golpe de 1973, em que a 11 de Setembro o General Pinochet queria derrubar o seu inimigo Político Salvador Allende, presidente do Chile e um adepto de Esquerda, onde invade com o exercito bombardeando o Palacio Presidencial com objectivo de matar todos os ministros e o Presidente, para assim tomar o poder.
Depois do Golpe de Estado, houve uma junta militar onde estabeleceram Augusto Pinochet como o Chefe e homem forte para a governação do Chile. Começava assim a ditadura do General, que governou durante 17 anos o seu país acabando por cair em 1990. Nestes 17 anos em regime de Ditadura militar, contaram-se três mil mortos por razões políticas, muitos dos corpos nunca foram encontrados, mais de 200 mil exilados e milhares foram torturados nas prisões.
Em 1998 Pinochet foi detido na capital Londrina, por ordem de um juiz espanhol, nesta altura o hábil ditador começava a enfraquecer, porque a justiça esperava por ele, mas Pinochet sempre acompanhado dos seus advogados, advogados estes que com grande astucia e argumentação acerca dos seus problemas de saúde conseguiram com que ele não fosse julgado, ficando Pinochet nestes últimos anos em prisão domiciliaria. O homem forte do Chile é acusado por violações de direitos humanos e evasão fiscal, tendo contas secretas no estrangeiro.
Augusto Pinochet a 25 de Novembro quando fez 91 anos admitiu as culpas absolutas pelas tragédias do seu regime, afirmando que fez tudo em nome do Chile.
Encontrando-se no hospital militar, a 3 de Dezembro de 2006, Pinochet muito debilitado, devido ao seu estado recebe a extrema-unção, o sacramento católico para doentes que estão perto da morte. Não demorou muito para que o antigo Ditador falecesse, rodeado dos seus familiares no dia 10 de Dezembro. Fechou os olhos para sempre e logo no dia Dos Direitos Humanos, coisa com a qual Pinochet nunca se preocupou, colocando sempre na frente os seus ideais políticos. Fica assim para história o homem que diz que fez tudo pela sua pátria.
Uma hora depois do anuncio oficializado do seu falecimento, vários grupos manifestaram-se uns a favor e outros em oposição a Augusto Pinochet.
Foi sepultado no dia 12 de Dezembro em Santiago, este ex-líder Chileno não terá direito a um funeral com honras de Estado nem luto nacional apenas terá uma homenagem com honras militares, o governo ainda autorizou que fossem colocadas as bandeiras a meia haste nos edifícios militares.
Antes disso ainda esteve presente em câmara ardente na Escola Militar para o seu ultimo a adeus.

1 Comments:

At 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eras bom p escrever bibliografias:)
Este homem era o terror, sinceramnt nm sei cm viveu tnt tmp.

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
flight deals
flight deals Counter