janeiro 12, 2007

A Europa dos 27 já chegou!

Foi logo a partir do primeiro segundo do novo ano que a União Europeia cresceu, dois novos membros se juntaram, a Bulgária e a Roménia fizeram a contagem decrescente com os olhos postos na mudança e esperançados numa vida melhor.
Esta potência que é a União Europeia a EU, começou há muitos anos com o Tratado de Paris em Abril de 1951, com o nome de CECA que sanifica Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, passados seis anos cria-se a Comunidade Económica Europeia CEE, através do Tratado de Roma a 25 de Março onde apenas existiam seis membros, a França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e o Luxemburgo. Depois disto em 1973 houve a adesão de mais três países a Dinamarca, Inglaterra e a Irlanda em 1981 a Grécia torna-se membro e a CEE ficaria com dez estados membros. Passados cinco anos foi altura de Portugal e Espanha aderirem. Mas em 1992 é assinado o Tratado de Maastricht, aquele que dá o nome de União Europeia e que se mantém até aos dias de hoje. Em 1995 entram para a EU, a Áustria, Finlândia e a Suécia e assim se manteve a chamada então a Europa dos 15 até 2004, e é a 1 de Maio desse mesmo ano que se dá o maior alargamento da União Europeia já mais visto com a adesão de 10 países foram eles o Chipre a República Checa, Eslováquia Eslovénia, Hungria, Polónia, Malta, Lituânia, Estónia e a Letónia.
Fica assim a completa a União Europeia com 25 estados membros, mas volvidos quase três anos, eis que no primeiro dia de 2007, recebe mais dois membros desta feita a Bulgária e a Roménia.
A Bulgária com cerca de 8 milhões de habitantes, e com um salário mínimo que não aufere os 200€, sendo agora o país mais pobre dos 27 membros, tem ainda de resolver alguns problemas a nível da criminalidade organizada e da corrupção.
A Roménia que tem mais de 20 milhões de Habitantes já pensa em melhores salários mas a grande vantagem para esta população é a facilidade que a partir de agora vão ter em trabalhar no estrangeiro, visto agora ter livre circulação.
Nesta altura a União Europeia conta com 27 estados membros, um grupo extenso de países mas que já foi acautelado com o Tratado de Nice em Fevereiro de 2003, que estabelecia novas regras para a definição da dimensão e do funcionamento da União Europeia. É de notar ainda que a Croácia e a Turquia já negoceiam a sua entrada desde 2005, também a Macedónia é candidata, por isso não tardará a vinda de mais três países, no que certamente aumentará o numero de habitantes desta União Europeia que já vai em 500 milhões.

2 Comments:

At 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É bom sbr k fç parte dst gnd familia! Pena k as pessoas continuem a ser tao mesquinhas e cinicas...e sbr k Portugal continua na miseria k se vê...tlvz 1 dia isso mude,ou não.
Belo artigo! Gostei! Parabéns!

 
At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

po vlw msm
m ajudo mtu num trabalho
brigadaum

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
flight deals
flight deals Counter