dezembro 04, 2006

Urgências encerradas pontualmente no Centro de Saúde de Castanheira de Pera

Há relativamente mês e meio, qualquer utente que se desloca a uma urgência no Centro de Saúde de Castanheira de Pera, está sujeito a bater com o nariz na porta, estando apenas nessa mesma um aviso informando-o que o serviço se encontra encerrado e que terá de se deslocar á unidade de saúde mais próxima, que neste caso será em Figueiró dos Vinhos.
O porquê desta situação perguntamos todos nós, foi então que contactei alguém responsável do Centro de Saúde de Castanheira de Pera, mas na qual ninguém me pode informar desta situação, nem mesmo o Dr. Paulo, Director do Centro de Saúde de Castanheira de Pera, que devido a sua carga horária não estaria disponível para falar e também não tinha nada a pronunciar em relação á situação, dizendo apenas por outrem para me dirigir a Direcção da Sub-Região de Saúde de Leiria, no qual poderia ser esclarecido.
Não esclarecido, e para apurar verdadeiramente a situação, contactei a Direcção da Sub-Região de Saúde de Leiria, a que finalmente alguém esteve disponível a falar, foi o seu Director de Serviços o Dr. Izidro Costa que informou do problema, dizendo que o encerramento das urgências do Centro Saúde de Castanheira de Pera era uma situação pontual, devido a escassez de recursos humanos no momento, a falta de médicos é a principal causadora, e os existentes só tem tempo para laborar o serviço normal de atendimento não havendo por vezes ninguém que possa fazer a Urgência, disse também que este Centro de Saúde tinha os médicos suficientes para o funcionamento normal das urgências mas devido ao Dr. Ruivo Médico e Delegado de Saúde desta unidade presta também a mesma função em Pombal, o que ajuda certamente a falta que tem vindo a ser provocada. Devido a esta situação O Dr. Izidro Costa, acrescentou ainda que este problema temporário pode acontecer em outras unidades de saúde que pertencem a Sub-Região de Saúde de Leiria. Neste momento o encerramento das urgências no Centro de Saúde de Castanheira de Pera como já foi referido será apenas uma situação pontual garantiu o Dr. Izidro Costa, porque neste altura encontrasse em andamento o processo de reorganização dos serviços de saúde desta direcção, e isso deverá brevemente solucionar o problema.
Esperamos que esta situação se resolva rapidamente, porque um concelho como este, onde existe uma população bastante dispersa, e com um Centro de Saúde a prestar serviço a uma comunidade com cerca de 4500 utentes, os quais 24% são idosos, impossibilitando diversas vezes a deslocação a uma urgência, e ainda para mais nesta situação que serão obrigados a percorrer 15 quilómetros para chegar ao centro de saúde mais próximo e serem finalmente atendidos.

È de referir que a população Castanheirense, descontente com esta situação e desconfiada com as intenções das entidades responsáveis pela actual situação, já se fez notar elaborando um abaixo assinado, apelando ao encerramento das urgências do seu Centro de Saúde.

1 Comments:

At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tas d parabens, belo artigo e 1 boa escrita...apsr d nngm ter falado ctg fzst 1 optimo tblh. bjoka kiduxa*

 

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
flight deals
flight deals Counter