Afinal nem Ingleses nem Holandeses mas sim os Portugueses foram os primeiros a encontrar a Austrália

Peter Trickett autor do livro com o nome de Beyond Capricorn que significa (Além de Capricórnio) onde segundo a sua obra, ele relata que um explorador português liderava uma frota de quatro navios e entrou na Baía de Botany, no que hoje é a Austrália, datava assim o ano de 1522.
O navegador de seu nome Cristóvão de Mendonça um estadista da época, levou Portugal à descoberta da Austrália e como confirmam as datas, os Holandeses chegaram 100 anos depois e os Ingleses 250 anos liderados pelo famoso Capitão Cook que reivindicou a Austrália como propriedade da Grã-Bretanha em 1770 na mesma baía em que os Portugueses foram os primeiros a chegar. È de referir ainda que passados três anos em 1525 outro navegador português com o nome de Gomes de Sequeira chegou novamente à Austrália.
Os mapas confirmam mais precisamente que em Dezembro de 1522 os navegadores lusos estiveram lá, porque neles encontravam-se desenhados ao pormenor toda a costa oriental e sul da Austrália inclusive a Nova Zelândia.
Esta expedição mandada então pelo Rei D.Manuel I, que tinha como objectivo explorar a zona para além do Estreito de Magalhães que se situa no extremo da América do Sul em direcção ao Oceano Pacífico. A explicação para que Portugal nunca desvendasse tal descoberta deveu-se certamente ao Tratado de Tordesilhas, tratado este que dividia os direitos exclusivos de exploração dos dois países, e se os nossos navegadores anunciassem tal descoberta violariam o tratado.
Sem dúvida alguma Portugal foi um povo de descobridores, aventureiros, curiosos e sem medo eles foram e serão sempre um orgulho para nós, deixando-nos um tesouro de verdadeiras histórias e conquistas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home