O top de singles britânico está prestes a uma revolução no que diz respeito à forma como as musicas são colocadas no mercado. A banda Escocesa, The Fratellis lançou o seu novo single “Baby Fratelli” num suporte USB, suporte este que pode ser inserido em qualquer entrada USB desde que tenha para o efeito a reprodução de música, neste single para além da música de lançamento trás também o videoclip da mesma. Os magnatas da indústria, vão ficar de olho a espera para saber qual a aceitação desta nova forma de vender músicas junto dos fãs e de quem compra. O suporte USB vai com naturalidade entrar na contagem dos top’s musicais, e se a moda pegar, o que certamente acontecerá, o CD estará em risco, começando a perder assim muito da sua utilização como já tem vindo a perder devido ao aparecimento dos mp’3 e dos downloads de músicas que já podem ser comprados nas lojas via internet. No início deste ano já tinha havido mudanças nas regras dos top’s de maneira a que os downloads pudessem ser contabilizados nas entradas de listas dos mais vendidos. No caso do suporte USB, o exemplo mais concreto foi o single dos Ingleses Keane com a musica “Nothing’s In My Way”, que em Outubro último apresentou-se ao público neste suporte tendo logo esgotado no dia do lançamento.O Mundo da música claramente corre para uma mudança e o anfitrião USB, que é utilizado diariamente por milhões de pessoas já é bem conhecido e portanto não causará grandes dificuldades e será aceite na generalidade com bom agrado!
Sport marca primeiro mas acaba por perder um jogo que parecia controlado...
No dia 17 de Fevereiro disputou-se no Campo de futebol Dr. José Fernandes de Carvalho o jogo entre o Sport Castanheira de Pera e Benfica e o Grupo Desportivo do Carreirense, jogo este, alterado de domingo para a tarde de sábado, tarde onde o frio e a chuva foram espectadores não convidando ninguém a sair á rua. Um jogo que pouca história teve para contar acabando por se resumir no primeiro tempo. Os técnicos da Castanheira Pedro Veras e Jorge Vidal, esquematizaram a equipa num sistema de 4-4-2 muito ofensivo apostando no seguinte onze Borges na baliza que não chegou a entrar em campo devido a uma dor intensa no aquecimento, tendo sido então substituído por Eduardo, á sua frente no eixo da defesa jogaram Tozé Medeiros e Nando, nas laterais Tiago na direita e Damásio na esquerda, no miolo do meio campo jogaram Márcio e Tavares aparecendo a estremo direito João Antunes e a estremo esquerdo Julinho dando apoio os homens da frente Rui Alegre e Tozé, era esta equipa definida pelos misteres, contando ainda no banco com Marco, André Lourenço, Luís Tavares, Ricardo Veras, João e Hugo Mira. Do lado da equipa do Carreirense um conjunto que praticou um futebol apaziguado utilizando um 4-5-1 defensivo que por vezes eram 10 a defender e um jogador sozinho lá na frente, esta equipa claramente apostou no contra-ataque. Depois do arbitro soar o apito para o inicio da partida, apenas decorriam dois minutos de jogo e numa jogada bem trabalhada e de insistência por parte da equipa da casa, é inaugurado o marcador por João Antunes que num remate de primeira com o pé esquerdo faz um belo golo de fora da área, o Sport ficava assim em vantagem desde cedo o que permitiu fazer um jogo mais tranquilo, mas essa tranquilidade acabou por sair cara, porque foi através de um pontapé de canto num lance que parecia controlado por Eduardo acaba por a bola escapar e na confusão da grande área o Carreirense consegue empatar oportunamente por intermédio de Mauro, jogo a partir daqui tornou-se motivante para a turma do Carreirense, e foi num contra-ataque já nos últimos minutos do primeiro tempo que conseguiu virar o marcador através de Joca, saindo assim a equipa vesitante a vencer para os balneários.Na segunda parte pouca coisa há acrescentar, pois foi um jogo bastante divido com alguns lances cruciais que poderiam ditar um resultando diferente, é de referir que a equipa do Carreirense fez três alterações refrescando a equipa e colocando mais jogadores na sua zona defensiva, os treinadores da equipa da casa apenas utilizaram dois jogadores entrando Hugo Mira por Julinho e minutos mais tarde André Loureço substituía Damásio, reforçando o ataque e procurando um melhor resultado.
Assim não aconteceu o Sport perdeu o jogo e diga-se a verdade, não houve justiça no resultado porque o Carreirense naquilo que trabalhou e demonstrou em campo apenas merecia levar um ponto e não os três, o treinador do Carreirense Manuel Domingues já evidenciou que a sua equipa é mais vitoriosa fora de casa, obtendo neste campeonato melhores resultados fora de casa do que no seu próprio terreno e mais uma vez saiu feliz arrecadando uma vitória numa exibição um pouco infeliz da sua equipa.
Mas a verdade é que nem sempre a equipa que trabalha acaba por vencer, e neste jogo ficou dada uma prova disso, agora só resta a equipa Castanheirense continuar a trabalhar e também para a próxima a sorte lhes sorria.
Não há muitas palavras para descrever Rowan Atkinson, para mim o melhor comediante britânico. Ele está de volta aos écrans da sétima arte, desta vez protagonizando uma papel de um simples turista atribulado que viaja até ao sul de França, onde acaba, sem saber, por ir parar ao Festival de Cannes e depois de lá entrar podem imaginar o caos que vai ser... Esta comédia é realizada pelo senhor Steve Bendelack, onde também conta no elenco com os actores Willem Dafoe, Emma de Caunes e Jean Rochefort. A estreia está prevista em Portugal para o dia 29 de Março, para os espectadores fiéis deste humorista ainda terão de esperar algum tempo. Mas para darem uma espreitadela, aqui fica o trailer deste hilariante filme que promete muitas gargalhadas...
Desportiva em bom momento de forma mas cede empate caseiro
A desportiva de Figueiró dos Vinhos no dia 25 de Fevereiro defrontou em sua casa a equipa da Biblioteca que trouxe e deu muito trabalho e que logo cedo abriu o marcador, num golo madrugador apontado por Tropa que tranquilizou assim a sua equipa, podendo a Biblioteca gerir o jogo de outra forma, a Desportiva logo a seguir respondeu mas as coisas não saiam bem, acabando a primeira parte num jogo impassível, mas que no últimos minutos do primeiro tempo houve um remate que concedeu uma fantástica defesa a Telmo que negou assim um possível golo à equipa da Biblioteca. Na segunda parte a Desportiva a jogar em casa não fazendo mais que o seu dever comandou a partida praticando um futebol agradável e explorando bem o adversário, João Almeida mister da Desportiva sentia que a sua equipa poderia mudar o resultado, mas para isso teve que esperar até quase ao final do jogo para ver enfim o golo merecido do empate marcado por Ferraz jogador com muita qualidade que fez a diferença e a par de Telmo por os dois melhores elementos em campo, estando de parabéns também a restante equipa sobre tudo por aquilo que trabalhou na segunda parte, podendo assim a equipa de Figueiró continuar a sua série de jogos sem perder que já vai em três partidas sete pontos.
Este resultado é merecido pelas duas equipas, acabando por dar mais tranquilidade a Desportiva na classificação mas por outro a Biblioteca atrasa-se em relação ao líder da divisão de honra.
No passado dia 18 Fevereiro realizou-se na recôndita aldeia do Camelo, aldeia que se situa no meio da serra entre o Carriçal e o limite do concelho de Castanheira Pera, onde ainda permanecem meia dúzia de habitantes, que tiveram um Domingo diferente cheio de animação o que é pouco habitual para estas bandas, que apenas costuma ter anualmente a festa em Honra de N. Sra. do Amparo que se realiza no 1º Domingo de Agosto e alguns convívios organizados pelo Centro Recreativo e Convívio do Camelo. Este convívio ou festa em que reuniu muita gente, teve algumas iniciativas organizadas pelo Centro Recreativo e Convívio do Camelo, como o Torneio de Matraquilhos em que havia prémios, taças para as três primeiras equipas classificadas e medalhas para os restantes até ao décimo lugar este torneio teve inicio por volta das 17 horas que se prolongou até ao anoitecer. Depois do esforço dos craques dos matrecos foi hora de aconchegar a barriga, e lá não faltou o que debicar, havia bifanas, petiscos tradicionais e como é habito a organização oferecer algo para as pessoas comerem, eis que este ano houve a famosa sopa aporcalhada que fez as delicias dos apreciadores, depois das baterias carregadas foi altura de queimar as calorias e começava o Karaoke e Baile de Carnaval com os “CantaMais” que animaram o público pela noite fora.Neste Domingo lúdico e animado pode se concluir que iniciativas destas são importantes e valem sempre a pena, não só pelo convívio mas também porque movimentam-se gentes que trazem vida aos sítios remotos mas bonitos que o nosso concelho tem para oferecer. Por isso é de enaltecer que este tipo de iniciativas perdurem e esta é uma deles que não se deve perder.
A Noruega irá construir já a partir de Março deste ano um cofre que vai armazenar todas as variedades de sementes que sejam importantes para a alimentação. Este projecto baptizado como o nome “O Cofre do fim do Mundo” terá como objectivo principal salvaguardar a agricultura mundial de catástrofes futuras, tais como a queda de asteróides e as repentinas mudanças climáticas ou até uma provável guerra nuclear. A Caixa Forte Internacional de Sementes ficará situada no arquipélago de Svalbard a cerca de mil quilómetros da costa norueguesa e aos pés do Pólo Norte que é banhado pelo Oceano Glacial Ártico. Este cofre vai ser edificado no interior de uma montanha a 120 metros de profundidade, este local, foi escolhido por ser uma zona remota e porque oferece todas as condições de um projecto de longo-prazo, para não haver falhas no futuro foram medidos os níveis de radiação, foram efectuadas simulacros de mudanças climáticas até como o derretimento do gelo dos pólos Norte e Sul e da Gronelândia, foram acrescentados para que se certificasse que o cofre das sementes ficaria sempre acima do nível médio das águas do mar, outro dado importante é o sistema de refrigeração que manterá as sementes a (-18 ºC) para que elas nunca percam as suas propriedades germinantes podendo assim durar milhares de anos, caso o sistema de refrigeração falhe este cofre continuará a ter o ambiente necessário para se manter fiável as sementes, visto que o cofre está no interior de uma montanha com o solo permanentemente congelado. A recolha das sementes e manutenção vai ser organizada pela Global Crop Diversity Trust, que tem a responsabilidade máxima de assegurar a conservação vitalícia da diversidade das culturas. Rondando os 5 milhões de euros, será esta a quantia que custará “O Cofre do fim do Mundo” e quanto gastará o governo da Noruega apoiado por mais cem países, esta obra que depois de concluída não terá operários a tempo inteiro, apenas anualmente irá alguém responsável fiscalizar para confirmar se tudo estará em ordem como afirmou Cary Fowler secretário executivo da Trust.Este projecto será sem dúvida algo importante para o nosso planeta, porque nunca saberemos o dia de amanhã, é sabido actualmente que existem mais de mil bancos de sementes, mas nenhum tem a tecnologia do que está projectado, como recentemente aconteceu nas Filipinas região que tinha um banco de sementes, mas que após um tufão acabou por o destruir e devido as intensas chuvas e lama levou ao apodrecimento das sementes. Por isso convém começar já hoje a olhar para o futuro e a precaver do que possa acontecer, este projecto até já teve comparações com Forte Knox, forte onde o governo dos estados unidos guarda todo o seu ouro e até para os mais religiosos com a famosa arca de noé.
Recreio Pedroguense concede facilidades e não pontua no seu reduto!
No último domingo do mês de Fevereiro, o Recreio Pedroguense recebeu em casa no Campo São Mateus o Beneditense equipa do concelho de Alcobaça que não descola do terceiro lugar da tabela classificativa. Uma tarde animada com o público a puxar pela equipa da casa, equipa esta que na primeira parte do jogo estava irreconhecível, e o Beneditense perante tal situação aproveitou e acabou por marcar um golo através de Cristiano. No segundo tempo depois de uma ensaboadela do treinador Zé Péle e de algumas mexidas como a entrada de Tatá e de Marcolino, o Recreio Pedroguense entrou com outra vontade e mostrou um futebol mais promissor, mas não foi suficiente pois a turma do Beneditense assegurou a partida, apesar de o Pedroguense ter jogado melhor no segundo tempo, não conseguiu pontuar e o Beneditense acaba por ganhar um jogo em que o resultado parecia já estar definido, mas na minha opinião o empate era justo, devido ao que cada equipa trabalhou em cada uma das partes, a equipa da casa poderia ter feito melhor se joga-se mais com a cabeça, mas a ansiedade do golo do empate não o permitiu, o Beneditense equipa treinada por Rui Agostinho não se pode queixar de nada pelo contrário o arbitro fechou os olhos a uma falta sobre Marcolino dentro da área que deveria ter sido assinalada grande penalidade e aí o resultado até poderia ter outro desfecho. A equipa do Beneditense com esta vitória continua a lutar por um lugar na subida de divisão.É de referir que o Recreio vai continuando com um plantel magro, visto que os seus dois últimos reforços Filipe Barata e Bruno Rodrigues encontram-se lesionados, jogando poucos minutos e não podendo contribuir para a equipa, já Gonçalito com uma grave lesão contraída no início do campeonato provavelmente esta época não regressará a competição.